sexta-feira, 22 de abril de 2011

Quinta-feira, Junho 12, 2008
ARQUEÓLOGOS DESCOBREM "A PRIMEIRA IGREJA DO MUNDO"

Arqueólogos escavaram e trouxeram à luz na Jordânia aquilo que eles acreditam ser as ruínas da primeira Igreja cristã.

"Desenterrámos aquilo que consideramos ser a primeira Igreja do mundo, datando de 33 a 70 d.C."- afirmou Abdul Qader al-Hussan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos Rihab, da Jordânia, ao jornal Jordan Times.
Acrescentou que a descoberta era "fascinante".
O edifício da Igreja com cerca de 2 mil anos foi descoberto por baixo da Igreja de São Jorge, em Rihab, Mafraq, a Norte da Jordânia, perto da fronteira com a Síria. A Igreja de São Jorge data de 23o d.C. e é considerada a mais antiga "Igreja a sério" do mundo.
Hussan disse que a sua equipa tem evidências suficientes para crer que "esta Igreja abrigou os primeiros cristãos - os 70 discípulos de Jesus Cristo".
Crê-se que estes primeiros 70 discípulos fugiram da perseguição em Jerusalém e que foram especialmente para Rihab, fundando Igrejas no Norte da Jordânia actual. Segundo Hussan, fontes históricas sugerem que os 70 cristãos "primitivos" viviam e praticavam a sua fé na Igreja subterrânea e que só saíram quando os governadores romanos abraçaram o Cristianismo.
"Foi então que se construiu a Igreja de São Jorge" - acrescentou Hussan.
A Igreja subterrânea foi descrita como uma cave com vários assentos em pedra que se acredita terem sido para os clérigos e uma área em forma de círculo, que se pensa ter sido a ábside - uma área onde normalmente se encontra o altar.
"Uma parede com uma entrada é a única divisão que separa o altar da área pública." - relatou Hussan.
"A cave tem também um túnel profundo que se crê conduzia a uma fonte de água" - acrescentou.
O bispo principal da Arquidiocese Ortodoxa Grega, Archimandrite Nektarious, descreveu a descoberta como "um importante marco para os cristãos do mundo inteiro".
"A única cave semelhante a esta em todo o mundo, tanto na forma como no propósito está em Tessalónica, na Grécia" - acrescentou o bispo.
Responsáveis no Ministério do Turismo da Jordânia disseram planear utilizar a descoberta para promoverem o turismo na região num futuro próximo.
Segundo Hussan, uns 30 edifícios de Igrejas já foram descobertos em Rihab, e acredita-se que Maria e Jesus terão passado por esta região.
Verdadeiramente, estamos vivendo tempos fascinantes!
Shalom, Israel!

Poderá também gostar de:
LOCAL DO BAPTISMO DE JESUS ABERTO AO PÚBLICO PEDRA ANGULAR DO NOVO TEMPLO MOSTRADA EM JERUSALEM UMA EXCURSÃO MARAVILHOSA LinkWithin Publicada por Shalom em 6/12/2008
Enviar a mensagem por e-mail
Dê a sua opinião!
Partilhar no Twitter
Partilhar no Facebook
Partilhar no Google Buzz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEUS É O MOIR DE TODOS